Quero fazer um Implante mas tenho medo, o que fazer?

A instalação de um implante dentário é um procedimento muito simples. Em caso de um implante unitário, não deve levar mais do que 30 minutos. Em geral há apenas um desconforto leve após a colocação de um implante e você poderá trabalhar no dia seguinte. A colocação do implante no osso impressiona os pacientes, porém é importante dizer que no osso há pouca enervação para dor, sendo apenas a gengiva que traz a sensibilidade, que é facilmente controlada por meio de medicamentos. A sedação consciente pode ser usada para diminuir a ansiedade.

Qual a chance de um implante dar certo?

Estudos de longa duração demonstraram que certos tipos de implantes apresentam taxas de sucesso acima de 90% nos implantes colocados e taxas superiores a 97% de sucesso das próteses (porque a perda de um implante não significa necessariamente a perda da prótese, pois está apoiada em outros implantes). Este índice de sucesso porém, é médio, e não vale igualmente para todas as regiões da boca. Os índices de falha em desdentados totais inferiores é próximo a 0% (zero por cento) e na região posterior da maxila, com osso pouco denso e após a colocação de implantes curtos (devido aos seios maxilares), a taxa pode chegar a 33%.

Quais os riscos cirúrgicos com relação a cirurgia de implante?

Mínimos. A cirurgia é normalmente realizada com anestesia local e é muito menos traumática do que outros procedimentos cirúrgicos odontológicos, como a remoção de dentes inclusos. O pós-operatório é muito bom e a maioria dos pacientes não relata qualquer incomodo maior. Existe, porém, um certo risco inerente a qualquer intervenção cirúrgica – como infecção pós-operatória, edema demasiado e alguns outros, mas em índices muito baixos e que não contra-indicam a técnica.

Quanto tempo dura um implante? Qual sua vida útil?
Pode-se afirmar que em 95% dos casos, se os implantes não foram perdidos nos dois primeiros anos de uso, durarão por grande parte da vida do paciente, ou até mesmo durante o resto da vida, desde que o paciente tenha os cuidados necessários com a manutenção.

Quais as vantagens do implante em relação à prótese convencional?

Se o paciente perdeu o elemento dental e não houve desgaste protético nos dentes vizinhos, o implante será a melhor solução quando existir quantidade óssea suficiente, pois assim manteremos os dentes íntegros além de estarmos estimulando a região do osso com a força mastigatória. Em pacientes com prótese removível e prótese total, melhora-se a estabilidade protética, a mastigação e também a região óssea mantém-se estimulada diminuindo a reabsorção da mesma

Eles podem substituir as próteses convencionais como a ponte fixa, prótese removível ou total?
A intenção dos implantes é substituir a parte da raiz do dente e sobre ele ser colocado a sua coroa. Em casos de pontes parciais fixas e próteses removíveis, geralmente a indicação é bem aceita, substituindo a ausência dental por implantes e coroas fixas sobre estes. Nos casos de prótese total, existe a possibilidade da colocação de próteses fixas ou removíveis com encaixe.