O que é enxerto ósseo dentário?

É o procedimento no qual o tecido ósseo (em pó ou em bloco) é colocado no local desejado, e após alguns meses o osso enxertado se incorpora no osso que já estava no nosso corpo, deixando aquela região mais volumosa, alta e espessa, tornando assim o local apto para colocação de implantes dentários.

 

Quais os tipos de enxertos ósseos?

Os conhecidos como autógenos, são removidos do próprio paciente. A cirurgia é simples, e é feita com anestesia local (a mesma que os dentistas utilizam para fazer uma extração de siso) no próprio consultório dentário. Caso o procedimento seja maior ou mais detalhado, ele precisa ser feito em um ambiente hospitalar, com anestesia geral. O profissional explica que, neste caso, o enxerto é extraído da bacia, da tíbia (no alto da canela) ou da calota craniana. Ele não apresenta chances de rejeição.

Os alógenos, são enxertos doados por uma outra pessoa. Neste procedimento, grande parte da proteína óssea morfogenética, que induz a formação do osso, é destruída e o enxerto pode perder um pouco do seu potencial de desenvolvimento. Ele funciona como um andaime, um tipo de estrutura que serve para direcionar a formação óssea.

Já os xenógenos, são enxertos vindos de outra espécie. Um dos mais populares e pesquisados é o de origem bovina.

Enxerto Ósseo

A sequência do tratamento é determinada pela presença ou ausência de dentes. No caso de elementos dentários fraturados/trincados, após a extração imediata do mesmo, ocorre as seguintes etapas:

  1. Remoção do dente comprometido – e posterior espera da cicatrização da região naturalmente por 1 mês no mínimo. Utilização de prótese provisória.
  2. Realização do enxerto – precisa ser avaliada a quantidade óssea que a região irá precisar. Isto implica na seleção da área doadora por exemplo. Espera entre 6 e 9 meses
  3. Realização de implante – espera de 3 – 6 meses, mandíbula e maxila, respectivamente.
  4. Realização da prótese 

 

Alguns cuidados devem ser tomados após a cirurgia para que se tenha um resultado bem-sucedido do procedimento, são estas:

1) Repousar bastante: é importante não fazer nenhum esforço físico ou praticar esportes por pelo menos 24 horas.

2) Não tomar sol.

3) Não fumar ou ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica.

4) Não abaixar a cabeça. Tentar sempre mantê-la em posição mais elevada que o corpo, principalmente na hora de dormir.

5) Ter uma alimentação mais pastosa, líquida e gelada durante 24 horas. Sorvete e sucos de todos os sabores estão liberados!

6) Evitar fazer pressão interna na boca nas primeiras 72 horas. Tentar não cuspir, bochechar ou ingerir líquido por meio de canudos.

7) Evitar falar muito e a todo momento.

8) Faça compressa de gelo no local por 4 horas para amenizar edemas e hematomas da cirurgia.

9) Não deixar de escovar os dentes próximo a área operada bem lentamente e com cuidado.

10) Use corretamente a medicação prescrita pelo dentista.

11) Não faça bochecho com nenhum tipo de medicamento nos primeiros dias.

12) Retornar ao dentista para remover os pontos.

 

Referencias:

http://www.sorrisologia.com.br/noticia/cuidados-importantes-para-quem-acabou-de-fazer-enxerto-osseo_a4942/1 (Acesso em 23/07/2018)

http://www.implart.com.br/enxerto-osseo/enxerto-osseo-duvidas-frequentes (Acesso em 23/07/2018)

http://www.sbodontologiaespecializada.com.br/tratamentos-2/implantes/enxerto-osseo/ (Acesso em 23/07/2018)

http://www.sorrisologia.com.br/noticia/especialista-explica-tipos-de-enxerto-osseo-para-implante_a4774/1 (Acesso em 23/07/2018)