Incisivos laterais coniformes ou “Dentes Conóides” são dentes menores que o normal, apresentam forma de cone e são geralmente herdados geneticamente. Os mais afetados são os incisivos laterais com maior ocorrência no sexo feminino, atingindo um total de 1% da população.

Apesar de a Odontologia sempre ter estado ciente da importância da estética dental, recentemente, a mídia, os indivíduos e um grupo bastante expressivo de profissionais têm dado maior destaque a este ramo da profissão. Assim, é cada dia mais comum pacientes procurarem especialistas em Odontologia Cosmética para solicitar modificações na aparência de seus sorrisos. Essa realidade também se faz presente na prática diária do clínico geral, uma vez que esses procedimentos não são, necessariamente, atribuições exclusivas de especialistas. É importante lembrar que o bom senso deve prevalecer em qualquer tratamento, sendo guardadas as limitações de cada operador. O conhecimento científico adequado aliado a uma boa noção de harmonia estética confere ao profissional grandes possibilidades de devolver ao dente seu contorno, sua cor e sua textura. Na análise e no planejamento do tratamento estético segundo as necessidades e os anseios individuais, é importante haver uma boa comunicação entre o cirurgião-dentista e o paciente.
É graças a ela que o profissional perceberá as expectativas do paciente quanto aos resultados estéticos do tratamento e poderá esclarecê-lo, inclusive, sobre as limitações da intervenção. Os efeitos psicológicos positivos da melhora da aparência frequentemente contribuem para aguçar a autoestima do paciente, fazendo com que os procedimentos estéticos conservadores sejam particularmente recompensadores. O desenvolvimento de novas técnicas e materiais restauradores para atender à exigência estética tem ampliado as opções de tratamento para melhora ou restauração da aparência natural dos dentes, tornando-as cada dia mais simples e conservadoras. O avanço das resinas compostas e dos sistemas adesivos tem facilitado a reconstrução de grandes áreas perdidas da estrutura dental e o fechamento de diastemas em dentes anteriores. O emprego de resinas compostas na transformação de dentes conóides apresenta várias vantagens em relação a outras técnicas, como a conservação da estrutura dental, a reversibilidade do procedimento, o menor custo para o paciente, o menor tempo de tratamento e a possibilidade de futura adição incremental ou remoção dos materiais. A realização de restaurações estéticas é uma realidade dentro da Clínica Geral. Antes de decidir qual o procedimento clínico a adotar, é necessário verificar os anseios do paciente. Esta postura favorece o resultado. Restaurações adesivas diretas constituem uma opção segura para o tratamento de dentes conóides .

Fonte: http://www.forp.usp.br/restauradora/Trabalhos/incisivo.html