Ronco e Apnéia

Ronco-apneia

O Ronco e a Síndrome da Apnéia e Hipopnéia do sono Obstrutiva (SAHSO) é um assunto que tem sido muito estudado nos últimos anos devido ao grande número de pessoas que sofrem com esse distúrbio do sono.

O Ronco é um ruído causado pela vibração dos tecidos moles da garganta durante a passagem de ar pelas vias aéreas superiores estreitadas.

ronco-apneia

A Apnéia do sono é o distúrbio no qual o indivíduo sofre breves e repetidas interrupções da respiração enquanto dorme, causadas por obstrução da orofaringe.

Apesar de o ronco ser o problema mais incômodo, a Apnéia requer uma atenção toda especial pelos riscos de vida que esta pode trazer ao indivíduo. Cada vez que ocorre uma Apnéia há uma diminuição da oxigenação sanguínea. Para que este indivíduo não morra por asfixia o cérebro recebe uma mensagem despertando-o, para que assim, seja desobstruída a garganta. No entanto, o indivíduo não percebe e nem se lembra destes microdespertares e isto pode se repetir até 1000 vezes em cada noite. Após cada microdespertar ocorre uma descarga de hormônios do estresse como Adrenalina que aliada com a queda na oxigenação sanguínea aumenta em 3X os riscos de desencadear Arritmias Cardíacas, Infarto do Miocárdio, AVC (Acidentes Vasculares Cerebrais), Diabetes, Hipertensão, Insuficiência Cardíacas. Além disso, a Apnéia trás prejuízos para a memória e raciocínio devido à diminuição da fase REM do sono; dificulta na perca de peso devido ao aumento dos hormônios de estresse, e junto a isto diminui a libido devido à alteração hormonal que é gerada.

Os principais sintomas da Síndrome durante o dia é a sonolência diurna excessiva , alterações no humor, falhas na memória. E durante a noite o ronco, engasgos, despertares, pesadelos e insônia.

Os Aparelhos intra-orais para tratar o Ronco e a Apnéia são placas que ficam presas aos dentes superiores e inferiores durante a noite com o objetivo de avançar a mandíbula e com isso aumentar o espaço orofaríngeo. Permitindo uma passagem de ar mais livre. De fácil adaptação, são indicadas nos casos de roncos primários e nas apnéias obstrutivas leves e moderadas. O aparelho intra-oral é a alternativa mais conservadora e muito eficaz no tratamento do Ronco e da Apnéia do sono.

 

 Dra. Larissa Vieira Laércio de Paula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *