É cada vez mais evidente a preocupação dos pacientes pela aparência e o bem estar físico. Na sociedade atual, a busca pelo sucesso pessoal, profissional e social tem gerado uma procura cada vez maior por tratamentos estéticos rejuvenescedores. A meta do rejuvenescimento facial é restaurar uma aparência mais jovem, ajudando a reverter uma face envelhecida, decorrente da perda da elasticidade da pele, queda dos tecidos, pele, músculos, entre outros.

   A odontologia atua principalmente no terço inferior da face. O contorno da face é determinado pelo esqueleto facial, dentes e músculos. A perda dentária compromete os músculos faciais, provocando flacidez muscular. Além do comprometimento da função mastigatória, a ausência dos dentes provoca atrofia do osso e também do músculo ligado a esse, gerando alteração do contorno estético da face.      

    Entre os principais problemas orais que acometem a estética facial, destacam-se: dentes escurecidos, entramelados, tortos, inclinados e separados (diastemas), boca funda, lábios finos, rugas faciais evidentes(flacidez muscular)  e o conseqüente, aspecto de envelhecimento da face. Além deste fato, outros problemas de ordem esquelética, tais como: retrognatismo e/ou prognatismo mandibular e/ou maxilar também promovem alterações faciais que comprometem a face e a auto-estima dos indivíduos.  

     Com as inovações tecnológicas e científicas a odontologia estética, apresenta várias alternativas de tratamento dependendo de cada situação clínica. Para dentes escurecidos, o clareamento dental, dentes entramelados, inclinados, girados, o tratamento ortodôntico, dentes separados (diastemas), ortodontia ou restaurações estéticas diretas ou facetas cerâmicas, ausência parcial ou total de dentes, os tratamentos com implantes e próteses são considerados os tratamentos reabilitadores, que dependendo das perdas ósseas necessitam de reconstruções ósseas para colocação de implantes e recomposição dos tecidos moles, postura labial e sorriso. Nas situações de origem esquelética, a correção por meio da cirurgia ortognática é muitas vezes a alternativa de tratamento mais adequada.     

    É fato que o ideal de beleza seja não aparentar a idade real. Desse modo, a estética dentária tem contribuído para alcançar este ideal, sendo talvez o sorriso que melhor caracterize a face humana, podendo expressar prazer, emoção e contentamento entre os indivíduos.

Dr. Alexandre Dias – Mestre e Doutor em Reabilitação Oral-Unesp⁄SP