O que é o Tártaro?

É a placa bacteriana endurecida pela precipitação dos sais minerais na saliva. Tal como na placa bacteriana, no tártaro existe uma abundante presença de bactérias. Para eliminar o tártaro é necessário que se realize uma limpeza pelo dentista. A remoção do tártaro faz-se hoje com o recurso ao ultrassom. O uso do ultrassom aplicado à remoção de cálculo dentário é sem dúvida uma grande descoberta na odontologia; é um método indolor que rapidamente elimina o tártaro ou cálculo dentário, e consequentemente a gengivite e a reabsorção óssea.

É normal que as gengivas sangrem?

Não, o sangramento gengival é indicativo da existência de uma gengivite, ou seja, uma inflamação das gengivas, que habitualmente está associada á presença da placa bacteriana; na qual as gengivas apresentam-se inflamadas, avermelhadas e com aspecto inchado.

Qual o tratamento ideal para retração da gengiva?

Se a gengiva retraiu, o melhor tratamento é recolocar tecido gengival para cobrir a raiz exposta, por meio de enxerto gengival. A avaliação do Periodontista (dentista especializado nessa área) é fundamental para recomendar este tratamento. Quando não é possível realizar o enxerto gengival, recomenda-se restaurar a região de raiz exposta com resina composta. Sem precisar desgastar dente, esta técnica devolve a estética da região, protege a raiz e ainda elimina a sensibilidade.

Como tratar o Mau-hálito?

A causa do mau-hálito pode ter uma grande variedade de fatores. Em alguns casos está ligado ao acúmulo de placa bacteriana sobre a língua, que deve ser removido com escovação. Porém na maioria dos casos pode ser um indicativo de doenças na boca, como periodontite, cáries e até câncer bucal. Existem doenças do trato digestivo que também podem causar mau hálito. Consulte o dentista caso não consiga controlar seu problema.