Como é feito o tratamento de canal?

Inicialmente o endodontista cria um acesso aos canais fazendo um desgaste da porção dentária que cobre a polpa radicular. Na seqüência, remove a polpa inflamada ou infectada, limpa e dilata cuidadosamente o canal no interior da raiz, então obtura e sela este espaço com um material borrachóide chamado guta-percha associado a um cimento. Após estes procedimentos o paciente retorna ao clínico geral ou especialista em restauração para restaurar o dente e colocar-lhe novamente em função.

Um dos meus dentes já teve o canal tratado, mas ainda sinto uma leve sensibilidade nele, o que pode estar acontecendo?

É possível que ainda exista contaminação na parte final da raiz do dente. Isto pode ter ocorrido por um tratamento insatisfatório ou por uma reinfecção do dente. Nestes casos um retratamento do canal deve resolver o problema. Em outros casos pode ainda haver uma fratura do dente em questão, o que requer a extração do dente.

Faz alguns anos eu bati o meu dente e ele ficou escuro, por que isso ocorreu e como posso tratá-lo?

Em um dente que sofre trauma, há em alguns casos uma hemorragia interna do dente, que acaba por manchá-lo com os sais de ferro que vem da hemoglobina do sangue. Pode também haver a formação de uma camada adicional de dentina dentro do dente que é mais amarelada. Nesses casos pode ser necessário realizar o tratamento de canal do dente. Em outros casos um clareamento dental unitário pode resolver o problema.

Sinto muita sensibilidade em meus dentes quando tomo água gelada, ou com o ar, qual o meu problema?

Muitas vezes esse tipo de sensibilidade é causado por retrações gengivais que expõem o colo ou até a raiz do dente. O Dentista deve avaliar seu caso para determinar a melhor conduta a seguir, que pode ser uma restauração dentária, uma aplicação de flúor concentrado na região, ou uma cirurgia para recobrir o colo. Uma cárie dentária também pode ser causa de dor.