A Articulação têmporo-mandibular (ATM) localiza-se na frente do ouvido. É a articulação mais exigida pelo corpo humano. Ela trabalha durante a fala, deglutição e mastigação. Muitos músculos estão envolvidos no seu funcionamento.         

   Dores de cabeça constantes, zumbidos no ouvido, sensação de entupimento ou de perda de audição, dificuldade para engolir, estalido e barulhos durante a mastigação, dificuldade pra abrir a boca, podem ser sinal de Disfunção temporo-mandibular (DTM). O funcionamento dessa articulação depende da harmonia entre músculos, disco articular, ligamentos e a própria postura do indivíduo, sendo os dentes responsáveis pelo perfeito equilíbrio dessas estruturas. Então, qualquer alteração dentária, uma mordida inadequada ou até mesmo a falta de um dente, pode gerar um desequilíbrio, que poderá causar inflamação e dor na ATM. Além da má-oclusão, existem outros fatores que podem causar disfunção na ATM, dentre eles: Hábito de apertar os dentes, de roer unhas, estresse, ansiedade, traumas.

   O tratamento deverá ocorrer de forma conjunta sob orientação de dentista e fisioterapeuta. Cada caso deve ser avaliado individualmente e seguirá conforme a necessidade, mas de forma geral incluem-se: placa reposicionadora de mandíbula, fisiotereapia e orientações. O objetivo é aliviar rapidamente a dor e relaxar a musculatura facial e cervical possibilitando um posicionamento adequado dos músculos e das articulações, afim de que se possa ter uma visão do tratamento definitivo e específico para cada caso, como próteses, desgastes seletivos, ortodontia e correção postural.

   A fisioterapia em si, tratará da sintomatologia dolorosa, dos desequilíbrios musculares e da correção postural, através de recursos eletrofototerápicos, manipulações e exercícios prevenindo agravamentos e promovendo ao paciente uma melhor qualidade de vida e bem estar.   

João Luiz Pandolphi
Fisioterapeuta