Erosão Ácida

Problemas como amarelamento dos dentes e sensibilidade ao frio podem ser sinais de Erosão Àcida.

A erosão ácida é causada pelo contato frequente dos dentes com ácidos, sejam eles provenientes dos alimentos ou ocasionados por refluxo ou regurgitações.

Os ácidos atuam causando o amolecimento do esmalte dos dentes e o ato de escová-los logo após, pode ser prejudicial, visto que ajuda a remover esta camada amolecida e desta forma acelera a erosão. Esta perda é permanente. Pode ocorrer além do amarelamento e do aumento da sensibilidade, alterações na estrutura dos dentes. O ideal é que a escovação seja realizada aproximadamente uma hora após o consumo de alimentos que causam a erosão ácida, pois desta forma a saliva tem tempo para atuar e proteger, pelo menos parcialmente o esmalte.

Devemos evitar o consumo excessivo de alimentos que causam este problema. Por exemplo: Ao invés de bebermos 1 litro de suco de laranja fracionado durante o dia, deveríamos tomá-lo em uma única vez ao dia. Porém quando ocasionada por refluxo ou regurgitação, devemos envolver os demais grupo de profissionais, como médicos, psicólogos e nutricionistas.

Caso a erosão já esteja instalada, existem tratamentos na odontologia, que devolvem a forma do dente ou aumentam a proteção com flúor.

Ainda não foi concluído os estudos dos alimentos que podem proteger os dentes, porém sabemos que o leite é alguns deles, portanto fica a dica de que após beber um vinho (que causa erosão ácida) podemos comer queijo, que irá ajudar na proteção.

Dra. Jeanne Rodrigues