- Sorriso de Porcelana
- O sorriso é um símbolo de felicidade, de satisfação, de realização, além de indicar saúde e cuidado consigo mesmo. E, por mais motivos de alegria que se tenha, pouca gente, no entanto, se dirá feliz com o próprio sorriso. A causa pode estar na formação da arcada dentária, em acidentes, na ação da nicotina e dos corantes (que alteram a cor), na má higiene bucal, nas cáries, no processo de envelhecimento de restaurações e próteses, no desgaste provocado pelo bruxismo, etc. Mas também está na insatisfação com o resultado final de tratamentos dentários.
Mas hoje, já é possível exibir aquele sorriso perfeito, mesmo que você não tenha tirado a sorte grande de ter nascido com ele. Cada dia mais pessoas recorrem ao dentista como se fosse um cirurgião plástico em busca dessa transformação.
- Laminas de porcelanas
- As facetas são indicadas para aumentar o tamanho dos dentes, esconder trincas, mudar o formato, posição, ocupar espaços vazios e até camuflar um dente torto ou encavalado, podendo mudar completamente o sorriso, após uma análise da boca e do rosto da pessoa. Finíssimas, elas são coladas no esmalte dos dentes como uma unha postiça. É uma técnica muito durável, protege a estrutura dos dentes, não mudam de cor, além de uma perfeita aderência, não corre o risco de descolar, pois são grudadas com um produto à base de silano..
- Técnica
- O tratamento dura em média duas consultas, primeiro realizamos um desgaste no dente em média de 0,7mm. Depois é realizado o molde dos preparos que será encaminhado para o protético confeccionar a prótese definitiva. Durante a confecção da prótese, o paciente usa o provisório em resina, já no formato final, o que torna o tratamento imperceptível.
Para obter um sorriso branco, podemos indicar para o paciente o clareamento dental, antes do inicio do tratamento.
- Durabilidade
- O grande triunfo da odontologia estética são as facetas laminadas de porcelana, hoje um recurso de restauração com comprovadas características conservadoras e durabilidade: um estudo de Friedman (1998), por exemplo, constatou que, de 3500 laminados instalados há 15 anos, 93% estavam em ótimo estado de conservação. As facetas são pouco invasivas para gengiva e polpa: elas são, na verdade, uma fina lâmina de porcelana com cerca de 0,7mm de espessura, que será colada sobre o esmalte, como se fosse uma unha postiça.
A porcelana tem um resultado final muito natural, pois apresenta um alto teor de translucidez, a fim de mesclar sua cor a cor do dente e comportar-se da mesma forma que um dente com qualquer tipo de luz, da negra a solar. Além disso, queimada a 900 graus Celsius a porcelana não escurece mantendo e até protegendo a cor natural do dente mesmo no caso de fumantes.
- Benefícios
- A odontologia estética atua sobre dentes saudáveis, ao contrário da antiga odontologia curativa. Mas, além de beleza, a odontologia estética também proporciona saúde para os dentes. Os dentes alinhados corretamente facilitam com que a língua os toque, a escova e o fio dental alcancem todos os espaços, ajudando na limpeza e higienização dos mesmos. Assim, acumula-se menos placas bacterianas nos dentes e gengiva. Além disso, a mastigação errada, que pode ser provocada por problemas nos dentes, leva a enxaquecas e desgastes nos músculos e ligamentos da mandíbula, provocando dores nos dentes, na cabeça e até mesmo o travamento da boca.
Normalmente, esses problemas são causados por dentes fora de posição, dentes encavalados, tortos ou também pela falta de um ou mais dentes na boca. Mas a boa notícia é que podemos evitar esses problemas recorrendo a odontologia estética.
via ABOE
|