Propaganda conquista “apertados”
Antigamente era inimaginável pensar numa propaganda em um banheiro. O banheiro era um equipamento de terceira categoria e nas regiões mais atrasadas era tão desprezado que era construído nos fundos do quintal, o que representava um sacrifício a mais para quem o usasse, por exemplo, numa noite de chuva.
Os tempos mudaram e aos poucos os banheiros foram ficando cada vez mais sofisticados, higiênicos e confortáveis, não faltando, em muitos casos, uma saleta íntima para descanso.
As empresas de publicidade, inicialmente na Europa, não demoraram a perceber o incrível “outdoor” que havia nos banheiros e começaram a fazer peças publicitárias e a incrementar serviços nos banheiros de grandes restaurantes, estações e aeroportos, enfim, locais de grande concentração de pessoas. Até campanhas de prevenção à saúde foram incorporadas em banheiros por administrações públicas.
Avaliação
É interessante a avaliação do consultor de marketing Davi Lineu sobre o assunto. Ele escreveu no site http://www.publistorm.com fazendo uma avaliação positiva. “Em uma noite de passeio na cidade de Maringá, encontrei no banheiro de um restaurante, uma criativa ação de merchandising. De frente ao mictório, percebi na parede um quadro adesivado com um suporte, onde estavam disponível alguns “flyers”. Lendo o conteúdo, concluí que se tratava de uma ação de prevenção, pois continha informações a respeito de um problema de bexiga conhecido como hiperplasia prostática benigna”. E, continuou: “A ação foi voltada para as pessoas que sentem os sintomas, e o mais interessante é que ao ser veiculada no banheiro, atingia seu público-alvo assimilando o momento da necessidade física ao problema de bexiga. Tanto no quadro quanto nos flyers, o problema estava sendo explicado, e junto, havia um convite para se fazer o exame preventivo”, concluiu.
Neste verão o Bar Seis em Ponto, localizado na praia de Pirangi resolveu aderir a esse tipo de iniciativa, que une a propaganda com uma ação de saúde em prol do cliente e, unindo-se a Clínica Oral Estética, colocou um serviço de higienização bucal nos seus banheiros. A casa mais badalada daquela praia, no veraneio, tem um público estimado em quatro mil pessoas por semana.
“Achei interessante a iniciativa porque mostra a preocupação de nossa clínica com a higiene bucal ao mesmo tempo em que é uma coisa simpática para o cliente do Seis em Ponto, além, é claro, de ser uma forma de divulgar a Oral Estética por meio de uma ação benéfica”, disse o diretor da clínica, Alexandre Dias. “Outro dia fui ao um restaurante que tem o mesmo tipo de ação, mas o recipiente do higienizador estava vazio. Nós temos a preocupação de não deixar faltar isso no Seis em Ponto”, completou o dentista.
O cliente se sente prestigiado
O dono do Seis em Ponto, Pedro Gurgel disse que a ação era mais um serviço do seu estabelecimento. “A clientela fica satisfeita e elogia. Tudo o que pudermos fazer para que as pessoas que vêem aqui se sintam bem, nós vamos continuar fazendo e essa parceria com a Oral Estética foi muito bem vinda”, concluiu. (LS).