Essas criaturas estão constantemente em movimento. Eles são caçados por predadores muito maiores do que eles na cadeia alimentar. Mas são temidos pelos seus terríveis dentes!
Os tubarões apresentam desempenho evolutivo, pelo menos em parte, a cima de nós seres humanos – Isso não tem a ver com a nitidez terrível de seus dentes enormes e tudo a ver com a resiliência evolutiva desses dentes. Tubarões, ao que parece, não pode ter cáries.
Isso põe tubarões num patamar diferente da maioria dos animais não-humanos. Enquanto criaturas que não têm acesso a creme dental tem problemas dentários assim como nós – entre eles o acúmulo de tártaro que podem causar gengivite, caries e outras aflições humanas, em grande parte, resultado da nossa afinidade por açúcar, os tubarões não tem essas preocupações e a resposta é a mesma que encontramos em qualquer creme dental usado diariamente por bilhões de pessoas no mundo, é que os seus dentes parecem ser revestido de FLÚOR. Matthias Epple, professor de química inorgânica da Universidade de Duisburg-Essen, em declaração ao Discovery News disse: “Na superfície dos dentes humanos após uma escovação, apenas uma pequena quantidade, menos de 1% de hidróxido é substituído por flúor. Em contraste, a superfície do dente do tubarão possui 100% de flúor”
De acordo com pesquisa publicada no ano passado no Journal of Structural Biology, com pelo menos duas espécies de tubarões, makos e tubarões tigre, o revestimento exterior dos dentes”continham cem por cento de flúor”. Seria, para nós, essencialmente, como andar por aí com um revestimento permanente de flúor em nossos dentes.
Então, tome um momento para apreciar o design elegante Darwiniano dos dentes de tubarão.
fonte: http://www.theatlantic.com/technology/archive/2013/08/why-sharks-dont-get-cavities/278379/