Uma pesquisa da agência norte-americana Centers for Disease Control and Prevention (CDC), publicada no site da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), confirma que os homens são menos pró-ativos na manutenção da saúde de dentes e gengivas.
Os 800 participantes do estudo fizeram exames bucais e ficou constatado que as mulheres possuíam menor incidência de placa dental, cálculo e sangramento durante sondagem, fatores que podem ser usados como marcadores da doença periodontal.
Assim como já se sabe, por experiência, que as mulheres costumam dar mais atenção à saúde em geral e a uma alimentação mais saudável, o estudo também sugeriu que elas têm uma melhor compreensão do que envolve a saúde bucal, assim como uma atitude mais positiva em relação a visitas ao cirurgião-dentista, resultando em melhores condições bucais.
Além disso, também foi levantado que as mulheres são três vezes mais propensas a usar o fio dental diariamente. Este resultado ainda indica que os homens costumam procurar o profissional quando o problema, seja cárie, doença periodontal ou câncer bucal, já está em estágio mais avançado, com sintomas mais graves.
Mulheres vs Homens
*As mulheres são 26% mais propensas do que homens a usar fio dental diariamente;
*74% das mulheres ficariam envergonhadas por um dente faltando, em comparação com 57% dos homens;
*As mulheres são quase duas vezes mais propensas a notar falta de dentes de outra pessoa do que os homens;
*44% das mulheres estão conscientes de que os periodontistas podem ajudar a contribuir para uma boa saúde, em comparação com 33% dos homens;
*Homens são mais propensos a desenvolver câncer bucal e outras complicações dessa cavidade por serem mais negligentes que as mulheres nos cuidados bucais. Além disso, eles abusam mais dos hábitos nocivos – como fumar e beber em excesso – o que repercute na boca e saúde geral;
*Com informações da ABO
FONTE: Blog da Saúde © 2009 – 2012