O que é?
A erosão ácida consiste na perda da superfície mineralizada do dente, ocasionada por ácidos intrínsecos (origem gástrica – refluxo, anorexia e bulimia) ou extrínsecos (dieta).
CAUSAS:
Não é somente o que é consumido que influencia a erosão ácida, mas principalmente como os ácidos são retidos na boca. A bebida em grandes goles, retenção da bebida na boca, ou o hábito de bochechar? aumentam o risco, enquanto que o ideal seria que bebidas gasosas fossem tomadas rapidamente ou através de um canudo, colocado no fundo da boca, longe dos dentes.
Estudos ressaltam os riscos de uso contínuo de bebidas gasosas, entre outros. Outro fato é que, o esmalte do dente se dissolve em PH de 5,5, aproximadamente, e o PH de alguns alimentos estão abaixo:
Limão – PH 2 a 2.6
Laranja – Ph 3.3 a 4.05
Maçã – PH 3.3 a 3.9
Vinho tinto – PH 3.4
Leite – PH 6.7
Neutro – PH 7
Se o ataque ácido acontece com muita freqüência, a saliva que neutraliza a acidez e ajuda na remineralização do esmalte, não consegue recuperar este esmalte.
CONSEQUÊNCIAS
Sensibilidade dentária
Descoloração
Dentes arredondados
Lesões em forma taças
TRATAMENTO
1.Orientação e prevenção na ingestão de dieta com baixo PH, diminuindo ou eliminando alimentos ácidos;
2.Escovar os dentes suavemente , de maneira completa, de forma macia
3.Tratamento das superfícies perdida dos dentes, restabelecendo a forma, cor e anatomia da estrutura perdida do dente, por meio de restaurações diretas ou indiretas (facetas ou lentes, coroas).