Dor Orofacial é qualquer dor associada a tecidos mineralizados e moles da cavidade oral e da face (ossos, dentes, vasos sanguíneos, glândulas, músculos e pele). Comumente essa dor pode ser manifestada na região da cabeça e/ou pescoço ou relacionado à enxaqueca, cervicalgias (dor localizada na região cervical e decorrente de más posturas), e doenças reumáticas como artrite reumatoide e fibromialgia.
SINAIS e SINTOMAS
Os sinais clínicos mais frequentemente associadas a dor Orofacial são:
DIAGNÓSTICO
TRATAMENTO
O tratamento deve iniciar assim que o paciente sentir os primeiros sinais das dores. Devido ao caráter multifatorial e ao grande número de estruturas na região da cabeça e pescoço, a obtenção do diagnóstico é complexo e exige muito conhecimento e experiência do profissional. Frequentemente, o tratamento requer uma equipe multidisciplinar de dentista, médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e psicólogo.
Se você se sente incomodado com alguma dor Orofacial ou está incomodado com seu sorriso, procure um Cirurgião-Dentista especialista em DTM, Dor Orofacial ou Reabilitação Oral.
REFERÊNCIAS
GROSSMANN, Eduardo; PAIVA, Helson; PAIVA, Angela. Dores bucofaciais: conceitos e terapêuticas. 1. ed – São Paulo: Artes Médicas, 2013.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DOR OROFACIAL. DTM e dor orofacial. Disponível em: <sbdof.com/sobre-dtm-e-dor-orofacial>. Acesso em: 19 jul 2018.
OKESON, Jeffrey P. Tratamento das desordens temporomandibulares e oclusão. 7. ed – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.