O mundo da nova era digital tem proporcionado avanços tecnológicos e científicos em todas as áreas, inclusive na área da saúde. O progresso tecnológico proveniente das diversas áreas vem sendo gradativamente incorporado na odontologia, em especial, na área da prótese. Dentro deste contexto, surge a tecnologia CAD/CAM, modificando paradigmas e provocando uma revolução no planejamento e confecção das restaurações protéticas, pois tem possibilitado métodos de tratamento que aliam resultados estéticos e duradouros com facilidade de execução e economia de tempo, tanto para o profissional quanto para o paciente.

Scanner CAD/CAM

Scanner CAD/CAM

O Sistema CAD/CAM é uma associação de conhecimentos de informática e engenharia com as necessidades da clínica odontológica, onde o desenho de uma restauração indireta é transferido para um computador seguido de sua confecção por uma máquina de fresagem, atuando como uma impressora 3D. Esta tecnologia permite confeccionar restaurações com diferentes materiais: cerâmica, resina reforçadas, titânio, entre outros.

A técnica do CAD-CAM se baseia em três componentes fundamentais: sistema de leitura da preparação dentária (scanner), software de desenho da restauração indireta (CAD) e sistema de fresagem da estrutura da restauração. A ferramenta de digitalização (scanner) transforma a geometria real do dente humano em dados digitais que são processados pelo computador e o software transforma o conjunto de dados no produto desejado, a restauração indireta.

Modelo 3D - CAD/CAM

Modelo 3D – CAD/CAM

Com o grande desenvolvimento e aperfeiçoamento dessa tecnologia, especialmente nos últimos anos, o trabalho laboratorial passou a não ser mais tão artesanal quanto era há alguns anos, mas sim um trabalho automatizado. Isso eliminou muitas falhas decorrentes do trabalho técnico manual, minimizando também a necessidade de ajustes das restaurações e favorecendo a durabilidade dos trabalhos protéticos. Além disso, o cliente tem como vantagem a eliminação de várias etapas do procedimento restaurador, podendo finalizar o tratamento em até duas sessões clínicas.

CAD/CAM Sirona

CAD/CAM Sirona

A Clínica Oral estética acompanhando a evolução do sistema CAD/CAM , consta na sua estrutura com uma unidade desta tecnologia, com a marca Sirona. Entre as vantagens do sistema CAD-CAM, consiste na digitalização do preparo dental diretamente no paciente, não havendo necessidade de confecção de moldes, e a fabricação das restaurações dentais ocorre no próprio consultório odontológico. Esta máquina é uma demonstração da dedicação e determinação de toda equipe Oral Estética, no sentido de oferecer sempre um diferencial no atendimento, com conforto, segurança, qualidade e menor tempo de tratamento

 

O que é a tecnologia CAD/CAM?

A terminologia CAD, corresponde ao desenho assistido pelo computador ou computer aided design (software), e CAM, refere-se ao desenho assistido pela máquina ou computer aided manufacturing (máquina fresadoras). Na oral estética, nós temos o sistema integrado CAD/ CAM, possibilitando realizar não só a leitura do preparo, mas também a confecção dos trabalhos protéticos dentro do nosso ambiente de trabalho.

 

Quais suas aplicações na odontologia?

Pode ser aplicada como uma ferramenta de análise para ortodontia e cirurgia oral e até em desenhos de restaurações para coroas, onlays, inlays, facetas, copings, estruturas de próteses, aparelhos removíveis de reabilitação protética, aparelhos ortodônticos, próteses sobre implantes incluindo pilares e coroas, guias cirúrgicos e mais.

 

Como funciona?

A preparação dentária deverá ser digitalizada fora da cavidade oral, sobre o modelo de gesso (troquel), ou dentro da cavidade oral, por um sistema de digitalização intraoral. Em seguida, usando uma das máquinas de fresagem, uma restauração como uma coroa pode ser confeccionada com precisão em aproximadamente 20 minutos, a partir de materiais restauradores que correspondem a cor dos dentes. Em alguns minutos a restauração pode ser inserida no paciente.

 

Quais materiais podem ser utilizados para a fresagem da estrutura protética?

Os materiais utilizados para a fresagem da estrutura protética são blocos pré-fabricados dos seguintes materiais: cerâmica de vidro reforçada com leucita; alumina reforçada com vidro; alumina densamente sinterizada; Y-TZP Zircônia (Yttrium-tetragonal zirconia polycristal) com sinterização (parcial ou total); titânio; ligas preciosas; ligas não preciosas e acrílicos de resistência reforçada.

 

Quais são os sistemas CAD/CAM?

Cerec; Procera; Lava; Cercon; Dcs-Precident.

 

Quais as vantagens em relação à técnica convencional?

Proporcionam mais precisão, rapidez e qualidade na confecção das peças protéticas.