Foi descoberto um link entre bactérias encontradas na placa e o aumento do risco de ataque cardíaco, há muito tempo isso já era suspeitado porem agora cientistas da Bristol University descobriram que a bactéria responsável por causar danos aos dentes e as gengivas pode entrar na corrente sanguínea, através de sangramentos (gengivites).
A bactéria utiliza a proteína na sua superfície, chamada PadA, para forçar as plaquetas a se juntarem a eles formando um escudo protetor. Howard Jenkinson, professor de microbiologia, disse: “É a primeira vez um mecanismo de uma só bactéria demonstra ativar plaquetas e distribuí-las. Quando elas se juntam encobrem completamente a bactéria formando uma capa protetora não só contra o sistema imunológico, mas também contra antibióticos.” Além disso, quando as plaquetas se juntam as bactérias elas formam coágulos que podem bloquear ou inflamar as válvulas cardíacas.
Assim se faz necessário alertar sobre a necessidade de se manter a saúde e higiene oral. Professor Jenkinson apresentou esse estudo na Society for General Microbiology’s na conferência de outono.